You can translate the content of this page by selecting a language in the select box.
O NTA-UFU (www.nta.ufu.br), coordenado pelo Prof. Eduardo Lázaro Martins Naves, foi estabelecido em 2014 após a aprovação do projeto de criação pela portaria nº 39 de 28 de junho de 2012, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECIS/MCTI). A SECIS tornou público o resultado das instituições selecionadas para estabelecer Núcleos de Tecnologia Assistiva e compor a rede brasileira de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia assistiva, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite, instituído pelo Decreto nº 7.612/2011. A rede nacional de Núcleos é coordenada pelo Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva - CNRTA, sediado no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) em Campinas-SP. O NTA-UFU está localizado na sala 1A220 no campus Santa Mônica da UFU e atualmente conta com a seguinte infraestrutura:
- Desktops modernos com alta capacidade de processamento;
- 3 Notebooks para pesquisa de campo – Lenovo;
- 2 Tablets - Samsung e Ipad;
- 1 Impressora laser colorida – HP;
- 1 Projetor multimídia – Epson;
- 1 Smart TV de 55 polegadas – Sony;
- 2 Cadeiras de rodas motorizadas equipadas para pesquisa - Seat Mobile e Freedom;
- 1 Osciloscopio 200MHz – Keysight;
- 1 Impressora 3D Core Ab400 - Gtmax3D Pro;
- 1 Equipamento de EEG com 64 canais - ANTNeuro ;
- Dispositivos e sensores diversos para aquisição de sinais e interação: EMOTIV Insight, NeuroSky, 2 Tobii 4C, Empatica E4, Toucas para EEG, 2 Cyton Board, etc;
- 1 Sistema de aquisição de sinais biomédicos e acessórios diversos - EMG System;
- 1 Oculus de Realidade Virtual – VIVE;
- 1 Fone de ouvido com cancelamento de ruído – Sony;
- 2 câmeras fotográficas digitais - Sony e Nikon;
- Equipamentos e componentes diversos para prototipagem de circuitos eletrônicos.
Cada estudante de pós-graduação possui seu espaço de trabalho com mobiliário e computador para realização de suas pesquisas. O acesso ao laboratório é controlado por meio de fechadura biométrica.